top of page
Ana C. Minozzo

Anxiety as Vibration: A Psychosocial Cartography

Ana C. Minozzo. Palgrave Macmillan Cham, 2024.





Este livro de acesso aberto baseia-se no trabalho de Deleuze e Guattari ao lado de Lacan e Freud para oferecer uma pesquisa psicossocial radical do status da ansiedade. Com uma abordagem multidisciplinar, o livro examina questões-chave no diagnóstico contemporâneo e aponta para possibilidades de forjar uma clínica mais criativa. Partindo de um posicionamento feminista e não edipiano em relação aos textos psicanalíticos, a autora convida a teoria da arte, as humanidades médicas e a filosofia para uma conversa que busca responder à pergunta: O que a ansiedade pode fazer?

Aqui, Ana Minozzo explora as possibilidades de um encontro com o Real como esfera de afeto excessivo na psicanálise, e denomina esse encontro uma 'vibração'. Situando essa investigação dentro da prática artística de Lygia Clark, o livro utiliza a vibração como um artifício conceitual ao considerar os afetos, seus horizontes éticos e uma possibilidade psicanalítica para criar novas formas de viver. Este livro oferece uma nova perspectiva empolgante sobre a ansiedade para estudantes, clínicos em formação, pesquisadores e profissionais de arte e humanidades e interessados em ideias psicanalíticas em geral.

Reviews

“Este livro vibra com esperança, rastreando os argumentos psicanalíticos tradicionais sobre a ansiedade de uma maneira maravilhosamente clara e abrindo possibilidades na prática cultural e clínica para um envolvimento corporal com as teorias da subjetividade que nos moldam, que enquadram o senso comum contemporâneo. Ana Minozzo nos dá exposição, argumento e alternativa, uma conquista rara, inovadora e nos sacudindo para pensar de novo sobre a ansiedade e fazer algo diferente com ela.” (Ian Parker, psicanalista, Professor Honorário de Educação, Universidade de Manchester, Reino Unido)

A ansiedade como vibração de Minozzo é uma leitura fantástica e impressionante: um trabalho interdisciplinar animado e acadêmico, disseca a ansiedade em suas lógicas farmacêuticas, seus entendimentos psicanalíticos e seu potencial artístico, e o trabalho resultante equivale a uma exploração enérgica da ansiedade como um estado totalmente mais fascinante do que normalmente permitiria. Eu gostei muito e não posso recomendar o suficiente.” (Katherine Angel, escritora, autora de Tomorrow Sex Will be Good Again)

“Em Ansiedade como vibração, Ana Minozzo transgride os limites da prática e teoria psicanalítica clássica, fornecendo um conceito complexo e contemporâneo de ansiedade. É descrito tanto como figura central de psico-estranhamento quanto como um possível foco de resistência e emaranhamento. Nesse sentido, Minozzo pergunta não apenas o que pode ser feito com a ansiedade, mas também aponta para respostas espinosianas de ‘o que a ansiedade pode fazer’. A partir de uma leitura transversal da história e da conceitualidade da ansiedade, o livro oferece uma perspectiva feminista sobre Freud e Lacan. Contra concepções individualistas e normalizadoras de bem-estar e patologia, chega-se à necessidade de reinventar a psicanálise, em uma clínica aberrante de ansiedade e com a ajuda de conceitos relacionais como co-poiesis, sinthôme e vibração.” (Gerald Raunig, filósofo, autor de Making Multiplicity)

“Neste trabalho surpreendentemente criativo, Ana Minozzo entrelaça modos artísticos, clínicos e teóricos de investigação para demonstrar o valor paradoxal, mas essencial, da ansiedade para o sujeito moderno e emaranhado. Desafiando as ortodoxias psicanalíticas, Minozzo derruba os métodos individualizantes de gerenciamento do sofrimento por meio de sua invenção de uma prática clínica ‘vibracional’. Esqueça a intoxicação - leia este livro e sinta a vibração!” (Jordan Osserman, Universidade de Essex, Reino Unido, autor de Circumcision on the Couch)

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page